terça-feira, 7 de agosto de 2012

QUITANDA DA VIDA

Telinha Cavalcanti

Ai, ai, mais uma delícia antiguinha do caderno da minha mãe. Vem cá, dá a mãozinha: quanto tempo faz que você não lê "vinha d´alhos" em uma receita?

Galinha assada com recheio

Ingredientes
1 galinha
alho, sal, vinagre, pimenta, louro e limão
2 ovos cozidos
meia xícara de passas sem caroço
margarina ou óleo
farinha de mandioca

Como fazer
Depois de limpa (olha só, gente, essa receita é do tempo em que se comprava a galinha viva!), esfregue a galinha com sal e limão. fure-a com um garfo, por dentro e por fora.
Ponha-a em uma vinha d´alho feita com todos os temperos. Deixe no mínimo por 2 horas, mas é preferível de um dia para o outro.

Recheio 
Prepare a seguinte farofa: leve ao fogo uma panela com margarina e uma cebola batidinha. quando estiver bem corada, ponha bastante cheiro verde picado, uma xícara de tomates passados no liquidificador, meia colher de sopa de extrato de tomate, meia colher de sopa de vinagre e deixe ferver.

Tire a panela do fogo, deixe esfriar um pouco e junte a farinha, mexendo bem para não encaroçar. A farofa deve ficar úmida. Junte os ovos cozidos e picados, as passas e os miúdos da galinha,
que poderão ser fritos ou cozidos no próprio tempero da farofa. Enxugue bem a galinha por dentro e por fora e recheie com a farofa, sem apertar muito.

Passe margarina ou óleo de leve sobre a galinha e leve para corar em fogo forte. Junte os temperos da vinha d´alhos e leve ao forno para terminar de assar.

Imagem: Company´s Coming