quinta-feira, 8 de setembro de 2011

SECRET CINEMA

Carlos Frederico Abreu e Stella Cavalcanti

Secret Cinema é uma comunidade de amantes da sétima arte que transforma o ato de assistir a um filme em uma verdadeira inserção na sua história.

O que acontece durante o Secret Cinema vai muito além das já clássicas sessões interativas de The Rocky Horror Show e Noviça Rebelde em que o público vai ao cinema vestido como seus personagens prediletos, reagindo ativamente ao que passa na tela. Por exemplo: na cena do casamento, em Rocky Horror Show, os espectadores jogam arroz nos noivos, abrem guarda-chuvas quando chove, cantam e dançam junto com os personagens, etc.

O grupo inglês Future Cinema, responsável pela iniciativa, vem crescendo em número de adeptos e oferece uma experiência diferente a partir de um filme conhecido - uma nova forma de vivenciar o cinema. Com uma produção minuciosa e criativa, sempre partindo de Londres e com o patrocínio de empresas como a Nokia, de celulares, desde 2005 o Future Cinema transforma filmes em uma vivência multisensorial.

Como em uma conspiração, os espectadores só são informados da data e horário da sessão pouco tempo antes de sua exibição. Isto não impede que todos se vistam a caráter e embarquem nesta fantasia. Depois de passar por diversos cenários, interagir com estranhos personagens e mergulhar no imaginário do filme, em um espetáculo com teatro, vídeo, música e performances, eles são preparados para o ponto alto da noite: a exibição do filme.

De uma maneira paradoxal, é fora das paredes de um cinema que a platéia vive a mais fantástica experiência cinematográfica de suas vidas.

http://www.secretcinema.org/


Secret Cinema : Blade Runner
Secret Cinema: Ghostbusters

Secret Cinema: Lawrence da Arábia
Secret Cinema: Alien