sexta-feira, 16 de setembro de 2011

ROMEU E JULIETA POR ANNIE LEIBOVITZ

Telinha Cavalcanti

Em novembro de 2008, a revista Vogue publicou este ensaio dos amantes de Verona pela fotógrafa Annie Leibovitz. A modelo Coco Rocha é Julieta, e o bailarino Roberto Bolle é Romeu.

Clique nas imagens para que elas cresçam - e sonhe.


ROMEU - Ah! ela ensina as tochas a brilhar! Parece estar suspensa na face da noite, tal qual jóia rara na orelha de uma etíope; beleza incalculável, cara demais para ser usada, por demais preciosa para uso terreno!
Ato I, cena 5

 AMA - Seu nome é Romeu, e é um Montéquio: filho único de seu grande inimigo.
JULIETA - Meu único amor, nascido de meu único ódio! Cedo demais o vi, ignorando-lhe o nome, e tarde demais fiquei sabendo quem é. Monstruoso para mim é o nascedouro desse amor, que me faz amar tão odiado inimigo!
Ato I, cena 5


JULIETA - Três palavrinhas, meu querido Romeu, e depois boa noite. Se a tua inclinação amorosa for honrada, se for tua intenção o casamento, manda-me um recado amanhã, pela pessoa que enviarei ao teu encontro.
Ato II, cena 2


FREI LOURENÇO - Estes prazeres violentos têm fins violentos e morrem em seu triunfo, como o fogo e a pólvora, que ao se beijarem, se consomem.
Ato II, cena 6


ROMEU - O negro desfecho deste dia depende de outros dias. O dia de hoje apenas inaugura a desgraça que outros dias devem dar por finda.
Ato III, cena 1


FREI LOURENÇO - Seque suas lágrimas e cubra de rosmaninho esse belo cadáver e, como é de costume, traga-a até a igreja vestida vestida em suas melhores roupas. Embora nossa tola natureza nos leve a deseseperar, as lágrimas, que são naturais nos momentos de dor, fazem rir a razão.
Ato IV, cena 5


PRÍNCIPE — Melancólica paz nos traz esta manhã. O sol, de luto, não se mostrará. Embora daqui, vão, e conversem mais sobre esses tristes fatos. Alguns serão perdoados, e outros, punidos, pois jamais houve história mais dolorosa que esta de Julieta e seu Romeu.
Ato V, cena 3


Reconheceu o ator John Lithgow como Frei Lourenço?


Annie Leibovitz fotografou quase todas as grandes personagens do fim do século passado - e as deste século também. Celebridades, cantores, atores, escritores. Você pode não reconhecer o nome dela, mas vai reconhecer as fotos: John Lennon pelado, abraçado com Yoko Ono. Bruce Springsteen (a bunda dele, pelo menos) na capa do disco Born in the USA. Demi Moore grávida e nua na capa da Vanity Fair. Pois é, são fotos da Annie Leibovitz.