terça-feira, 27 de setembro de 2011

QUITANDA DA VIDA XLV

Telinha Cavalcanti

Quando mudei de Recife pro Rio de Janeiro, ao casar com Amado Marido, descobri que pastel de nata, aqui, é folheado. Lá em Recife não é, a massa é simples.

Pastel de Nata
Esta é a minha receita, com massa simples, mas se você quiser a versão carioca/portuguesa é só substituir por massa folhada :)

Massa:
150 g de farinha
60 g de açúcar
60 g de manteiga em temperatura ambiente
1 gema


Creme

6 colheres de sopa bem cheias de açúcar
1 1/2 colher de sopa bem cheia de maizena
4 gemas
500 ml de leite
baunilha

Como fazer

Massa:
Peneire a farinha, junte o açúcar, a manteiga ou margarina e a gema. Sim, nesta receita pode trocar uma pela outra, não faz mal. Amasse bem até ficar numa consistência de massa de modelar - se ficar muito seca, pode colocar um tiquinho a mais de manteiga, mas não muito. Deixe descansar envolta em plástico-filme. Se quiser deixar na geladeira um pouco, tudo bem, se o dia estiver quente é até melhor.

Creme:
Dissolva a maizena em um pouco de leite, para não deixar grumos no creme.
Em uma panelinha, misture bem o açúcar, as gemas, o leite e a baunilha - 1 colher de chá está de bom tamanho para a receita, mas vai do seu gosto. Leve ao fogo baixo mexendo sempre para engrossar até o ponto de um mingau ralinho.

Montando os pastéis de nata:

Polvilhe um pouco de farinha de trigo na mesa e abra a massa até uns 3 ou 4 mm, mais do que isso fica muito grossa. Corte com forminha de empada ou com aro apropriado e forre as forminhas (também serve usar a fôrma de cupcakes, viu?) - Ó, prestenção, não forre com forminha de papel não!

Leve ao forno médio bem pouco tempo, para não assar, só dar uma "secada" na massa - o creme pode embatumar a massa crua.

Depois da massa pré-assada, encha com o creme até quase a borda. Volte para o forno e espere assar - você vai perceber que a massa fica dourada e o creme fica firme ao toque.

fonte da imagem: blog "Receitas da Cozinha Internacional"