terça-feira, 15 de março de 2011

QUITANDA DA VIDA XVIII

Por Telinha Cavalcanti

Deu errado, deu certo.

Senta que lá vem história:

Quando eu tinha 10 anos, minhas irmãs já estavam de casamento marcado. E os galalaus iam noivar lá em casa, três vezes por semana, ou seja: iam mesmo era filar a janta e serem paparicados pelas noivinhas, sob o olhar atento dos meus pais e meu olhar curioso.
Um belo dia, minha irmã resolveu fazer uma receita chique para impressionar o noivo. Bavaroise de limão, eu ainda lembro. Levou à mesa a sobremesa cheia de firulas. Todos se serviram, elogiando o talento dela e a chiqueza da receita... até a primeira colherada. A pobre se atrapalhou nas medidas e botou limão demais. Imaginem, por exemplo, que a medida seria o suco de dois limões e ela colocou uma xícara... foi bem por aí.

A família, delicadíssima, disse que tava horrível e ninguém comeu. Ninguém, vírgula. O noivo comeu e repetiu, com esforço para não fazer careta: "Tá uma delícia!"
Nisso, eu lembro claramente: muito séria, olhei para o meu pai e disse: "Esse casa." :)

Então, crianças, bora ficar no básico mesmo e não errar as medidas. Querem uma fatia de pavezinho de limão?

Pavê de limão

2 embalagens de biscoito maizena
1 lata de leite moça
1 caixinha de creme de leite
2 a 4 limões
leite com açúcar

Bom, pavê é pacumê e ser gostoso e fácil. Não tem erro: Bata o leite moça e o creme de leite no liquidificador com suco de dois limões e vá acrescentando aos poucos mais limão até ficar no ponto que vc goste.
Coloque leite com açúcar num prato fundo e molhe levemente o biscoito maizena antes de colocar no pirex.
(Não invente de colocar o biscoito sem o leite, seu pavê vai ficar seco. Eu já tentei e não ficou bom)
O resto você já sabe: biscoito, creme, biscoito, creme, biscoito, creme.