quinta-feira, 24 de março de 2011

HELLO, DOLLY. HAVAIANAS OU FRALDÃO

Por Dorothy Coutinho

Há muito tempo que não brinco carnaval. Já vivi meus momentos de foliona nos blocos, clubes e escolas de samba no Rio.

Não vou falar que o carnaval de antigamente era melhor. Hoje eu tenho que me recolher e ficar na minha.

Mas convenhamos: Roberto Carlos, como artista, pode cantar no Maracanã, no Anhembi, fazer especial de fim de ano, mas não chega aos chinelos de Nelson Cavaquinho, o eterno Nelson homenageado pela Mangueira nesse carnaval do Rio.

E a musculatura das mulheres nuas e pintadas de várias “escolas com samba”? As pernas são mais parrudas que as do jogador Adriano. Se uma mulher daquelas aplicar uma chave de perna num infeliz de trinta anos ele pode encomendar a alma ao diabo! Ouço os homens reclamarem da ausência das curvas mais suaves e das cinturas femininas.

Está havendo um exagero permanente dessas exposições durante todo o ano nesse país!

As fantasias de havaiana que as moças vestiam em outros carnavais, por exemplo, tinham um saiote esfiapado e as pernas aparecendo e, muitas vezes por baixo um short comprido, um corpete, fechado e um calçolão blindado! Exagero.

Por isso, alguns produtores de festas de embalo, e outros entusiastas do carnaval atual, estão querendo criar um bloco só de mulheres fantasiadas de havaiana, ou seja, de sandálias. Sem nada em cima, em baixo ou dos lados. Só sandálias! Vai ser a maior moleza, garantem! Vai dar até para cobrar taxa de inscrição, diz o outro.

Pelo visto eles querem afastar os preconceitos e dar o destino mais lucrativo possível a nossos recursos. E a mulher pelada nacional é um dos nossos recursos naturais, altamente renovável, e com desenvolvimento sustentável!

Depois de ler essas idéias lucrativas, vou propor aos carnavalescos aqui da cidade, a criação do Bloco do Fraldão. Como em qualquer outra cidade, depois da folia, a nossa  também fica fedorenta. Com a criação do Bloco, em vez de irmos ao banheiro, todo mundo se mija na fralda e continua brincando despreocupadamente. Com o patrocínio de um grande fabricante, poderemos até botar umas popozudas no bloco, sambando de fraldão, tudo junto e misturado! Vai ser um bloco muito tranqüilo.

No próximo carnaval poderemos escolher: Havaianas ou Fraldão.